fbpx
EnglishPortugueseSpanish

Veja 3 dicas práticas de Programação Neurolinguística que podem ser aplicadas com sucesso na sala de aula.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabia que existe uma maneira de despertar o interesse de seus alunos em sala de aula de modo muito simples e eficaz? Ah! E o melhor, de forma quase imperceptível! Bom demais, né? Você consegue esse resultado usando algumas técnicas básicas de PNL – Programação Neuro Linguística.


Estamos vivendo na era da tecnologia e suas distrações, no qual as pessoas, de modo geral, tendem a ter mais dificuldade em prestar atenção e se manter focadas. Afinal de contas, todos nós estamos sempre muito ocupados, naquela correria sem tempo e precisando resolver mil coisas ao mesmo tempo. Pensando nisso, elaboramos 3 dicas para você, professor, usar em sala de aula e obter a atenção dos seus alunos e dessa forma potencializar o processo de aprendizagem.


1 – Preste atenção no processo de aprendizagem do aluno, tenha empatia.
Muitos professores ficam chateados com o baixo desempenho de alguns alunos em determinadas séries e disciplinas. A culpa sempre é colocada no aluno e dificilmente questiona-se se existem técnicas que garantam um aprendizado mais eficaz.


Pode parecer muito básico, mas existem técnicas de PNL que podem ajudar os alunos que têm dificuldade no aprendizado. Tornar as aulas mais divertidas e interessantes farão com que o interesse, dentro da sala de aula, seja mais produtivo.


2 – Utilize a técnica da modelagem.
A modelagem pode ser muito eficiente para conseguir aumentar o nível de aproveitamento dentro da sala de aula. Identifique os principais problemas da classe e estabeleça modelos a serem recriados de forma a incentivar o processo de aprendizagem naturalmente. Respeitando o aprendizado de cada aluno, ficará mais fácil conseguir resultados positivos sem que ocorra um desgaste do relacionamento professor – aluno.


3 – Estabeleça um relacionamento com seus alunos.
A técnica de rapport fornecerá uma base sólida no relacionamento com a classe, principalmente com a conexão entre professor e alunos, conseguindo agregar e transmitir os seus ensinamentos de forma mais simples e agradável. Todos sairão ganhando com essa relação.


As técnicas e aplicações da PNL mostram-se muito efetivas dentro da sala de aula. O professor passa a conhecer melhor o aluno e seus limites, e o aluno por sua vez conhece uma forma diferenciada de aprender, que torna a tarefa de estudar mais prazerosa e produtiva.

Deixe o seu comentário